A FAZENDA: O REENCONTRO

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O REENCONTRO




O REENCONTRO
De volta a vida depois da colheita do trigo, eu já podia ir até a beira da estrada ver se encontrava com a professora de ciências. E assim o fiz. No primeiro dia depois da colheita eu não a vi. Acho que fui tarde demais para a estrada e acredito que ela já tinha ido passado, ou ela não foi aquele dia.
No dia seguinte, numa quinta feira, quando cheguei na beira da estrada vi a professora vindo ao longe. Fiquei sorrindo ali sozinho, satisfeito de saber que ela passaria por mim novamente. Estava feliz só de saber que poderia falar com ela outra vez, porque mesmo sem poder ter ido lá, não deixei de pensar nesta professora. E quando ela chegou onde eu estava, junto a cerca de arame farpado que contorna a fazenda, foi logo perguntando:
__Você aqui? Pensei que não o veria mais. Sumiu por uns tempos.
__Estava na colheita do trigo. Quanto estamos colhendo o trigo eu fico ocupado de manhãzinha até o anoitecer. Não dá pra deixar a tarefa.
__Ha ta. Eu vi mesmo um movimento grande de caminhões aqui na estrada e na cidade. Você faz o que na colheita?
__Tudo que eu saiba fazer direito. (dei uma rizada meio sem jeito) Eu dirijo a colheitadeira, as vezes alguns caminhões, manejo os equipamentos da colheitadeira, fico sinalizando para os motoristas manobrarem as carretas e os caminhões. Ajudo na balança da fazenda para a pesagem das carretas e caminhões vazios e cheios. Eu sou meio que faz quase tudo, porque ainda não sei muita coisa. (fiquei rindo sem jeito)
Ela sorriu também e perguntou se eu não era muito novo para dirigir caminhão e os equipamentos. Respondi dizendo que na fazenda todo mundo aprendi a fazer tudo desde pequeno. Disse a ela que também as vezes ajudo a servir o café para nós mesmo que trabalhamos lá na fazenda. Ela então perguntou sobre minha família.
__Você tem irmãos?
__Tenho sim. Um mais velho que eu. O outro eh mais velho ainda e o outro eh mais velho que esse mais velho ainda.
A professora sorriu parecendo que eu tinha dito algo bem engraçado e comentou:
__Você quer dizer que você eh o filho caçula?
__Eu sou o mais novo lá de casa. Dos filhos lá de casa, claro.
Ela riu mais ainda e falou:
__Você eh o caçula então! Porque o filho mais novo eh o filho caçula.
__Eh.... mas não eh exatamente assim (E ri meio sem graça)
__Eh... mas não eh? Não entendi. Você tem um jeito meio diferente de conversar. Não estou te criticando tá! Acho até legal esse jeito de falar. Eu só não estou conseguindo entender tudo que você diz, ainda.
Ri meio sem graça e já fiquei meio sem jeito e então disse a ela que precisava ir. Ela queria que eu conversasse mais um pouco ela, mas eu disse que não dava porque estavam me chamando.
Sai dali correndo pela estrada da fazenda e pode ouvir ela dizer para eu encontrar com ela amanha. Depois comecei a caminhar meio que chateado com o que ela tinha dito, embora eu não tenha entendido muito bem o que ela quis dizer.

2 comentários: