A FAZENDA: AS GALINHAS DE DOMINGO

terça-feira, 27 de agosto de 2019

AS GALINHAS DE DOMINGO





Todos os domingos minha mãe faz galinha para o almoço. Temos aqui em casa um galinheiro onde meu pai cria galinhas. Elas são para nosso almoço de domingo.




Meu pai eh quem pega a galinha, mata, depena e depois pica em pedaços. Ele sempre divide a galinha em vinte pedaços, porque tem que ser um pedaço para cada um de nós. O peito ele divide em dois pedaços e um pedaço eh dele e o outro da minha mãe. Tira também a parte com o ossinho de aposta. Assim ele vai picando a galinha. Tira a coxa e sobrecoxa, a asinha e a coxinha da asa. A costela ele divide em duas e o sobre também eh dividido em dois.

Tem o pescoço, a moela, o fígado e o coração e claro, os pés. Os melhores pedaços vão sendo para os irmãos mais velhos. Assim meus pais ficam com o peito, o pedaço com as coxas e sobrecoxas ficam com meus quatro irmãos mais velhos. O próximo fica com o pedaço com o ossinho de aposta. Asas e coxinhas das asas com os quatro irmãos seguintes, o sobre com os dois próximos, a costela com os próximos dois irmãos, o pescoço com o irmão seguinte, depois a moela com o próximo, fígado e coração com o seguinte e os pés, para meu irmão vice caçula e eu.


E assim eh todos os domingos aqui em casa. Meu irmão que sempre come a asinha disse que qualquer dia vai sair voando por comer só asinha de galinha. O pé que minha mãe sempre coloca em meu prato não tem carne, mas eu fico mastigando o osso e o caldinho salgadinho que sai dele eh muito gostoso. Minha mãe disse que eh tutano, que eh melhor e mais saudável que a carne da galinha. Meus irmãos que ficam com a costela, o sobre e o pescoço também mastigam os ossos.


Quando minha mãe faz quitandas para aniversário no meio da semana e precisa de carne de galinha, ela compra no abatedouro porque ela só precisa do peito e da coxa. Minha mãe cozinha o peito e a coxa e depois que meu pai tira a carne ele dá os ossos para a gente chupar. Quando não tem muitos irmãos na fila para pegar os ossos para chupar eu consigo pegar um. Quando pego um desses ossos eu mastigo ele também, igual faço com o pé de galinha do almoço de domingo. 
No meio da semana minha mãe não faz galinha. No dia de compra no armazém da empresa onde meu pai trabalha, ela compra carne salgada. A única carne que vende neste armazém da empresa eh essa carne salgada. Ela compra para ter carne o mês inteiro, mas ela nunca dá para o mês todo, ai a gente só come o arroz e feijão mesmo. Como eu não gosto de feijão só como o arroz, porque também não gosto de verduras, só batata frita, mas minha mãe faz batata frita de vez em quando. As verduras tem plantadas aqui em casa mesmo.

Às vezes quando a gente faz compra neste armazém da empresa onde meu pai trabalha não tem carne. Ai ela pode compra quando a carne chegar, mas só a carne, porque só pode comprar no dia marcado e uma vez por mês. Meus irmãos costumam cortar pequenos pedaços dessa carne, sem que minha mãe veja, para comer. As vezes eles dão um pedaço para mim também.


A gente lava o pedaço de carne para tirar o sal que fica em cima dela, mas mesmo assim ela fica bem salgada. Mas eh muito gostosa mesmo salgada. Minha mãe quando vê que tiramos pedaços da carne, ela xinga muito e fala que se tirar carne lá novamente ela não vai fazer carne pra gente. Mas meus irmãos sempre tiram pedaços da carne e minha mãe sempre faz a carne no almoço.

Texto e fotos: Thymonthy Becker (Pwalwer Kkall)




CONHEÇA O ESTADO DE GOIÁS


MINHA VIDA NA FAZENDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário