A FAZENDA: DEBAIXO DA MESA

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

DEBAIXO DA MESA





Dormir na sala e no berço não era problema para mim, isto até eu não caber mais no berço. Com cinco anos não dava mais para dormir no berço e então minha mãe teve que improvisar um lugar para eu dormir. Por ser o filho caçula, não tinha direito a nenhuma cama. Alguns dos meus irmãos já reclamavam de ter que dormir dois na mesma cama, então me colocar para dormir com algum deles estava fora de questão.




Minha mãe então decidiu que eu iria dormir debaixo da mesa. Aquela mesa grande da copa. Assim, ela forrou com cobertores o chão e ali ficou sendo minha cama. Comecei a dormir debaixo da mesa e como não tinha que ir à escola ainda, fico mais tempo debaixo desta mesa que fora dali.
Não só dormia, mas almoçava ali em baixo, tomava café da manhã e o café da tarde. Debaixo da mesa acabou se tornando meu pequeno mundo.
Claro que meus irmãos mais velhos quando estão tomando café da manhã para irem para a escola ou trabalhar, ficam me dando pequenos chutes para me acordar. Na hora do almoço fazem a mesma coisa e dizem que foi sem querer. O que não eh verdade, pois eles sempre olham onde eu estou ali em baixo para depois ficarem chutando. Como a mesa eh muito larga e comprida, vou mudando de lugar para evitar que fiquem me chutando, mas sempre tem um irmão que não deixa como dizem eles, a oportunidade passar.

Comecei a frequentar a escola e era debaixo da mesa que eu fazia os deveres. Meus irmãos mais velhos eram os que me ajudavam por mando de minha mãe. Eles não gostam de me ajudar nos deveres, primeiro porque eles dizem que eu sou muito lerdo e levo muito tempo para fazer o dever. Segundo eles não gostavam de ficar debaixo da mesa me ensinando. Mas eu não gostava de sair debaixo da mesa. Só mesmo quando era preciso eu saía dali.

Depois que eu termino de almoçar ou beber o café da tarde ou da manhã, coloco os pratos ou o copo em cima da mesa, sem sair debaixo dela, só esticando a mão pra fora da mesa e colocando o prato lá. O prato em que eu almoço eh de plástico, porque segundo minha mãe, eu deixo tudo cair, porque sou lerdo demais. O copo do café eh esmaltado, não tem perigo de quebrar, mas já está faltando vários pedaços de esmalte devido às inúmeras vezes que eu o deixei cair.

Em nossa casa a luz da copa fica acesa a noite toda, segundo meu pai eh por segurança. Mas essa luz não me incomoda, porque morando debaixo da mesa ela não fica em meus olhos.
CONTINUA:


CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


Nenhum comentário:

Postar um comentário