A FAZENDA: Os 18 filhos

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Os 18 filhos





Parece difícil vinte pessoas morando numa mesma casa, mas como os filhos vêm um a um, tornar isso possível fica até fácil. Meus pais tinham o quarto deles. O outro quarto grande tinha quatro camas onde dormiam os meus quatro irmãos mais velhos. Nos outros três quartos que eram menores tinha duas camas cada um. E em cada cama dormia dois irmãos meus. Um na cabeceira e outro nos pés.



Meu quinto irmão mais velho dormia numa cama de abrir, que era uma cama de mola que dobrava no meio. Na hora de dormir, ele abria essa cama em um dos quartos entre as duas camas e dormia lá. Eu dormia no berço que ficava no quarto dos meus pais. Dormia, porque quando fiz um ano minha mãe passou este berço para a sala. Assim eu dormia no berço na sala. As noites geralmente eram tranquilas.

Meu pai trabalha na empresa que ficam em frente a nossa casa, depois da linha do trem que passa do outro lado. Os galpões desta empresa são tão compridos quanto a rua. Para meu pai ir trabalhar eh só atravessar a rua. Meu pai sai para almoçar as onze horas e termina o serviço as quatro e meia da tarde.
Durante o dia, mais precisamente na hora do almoço e a tarde, o movimento em casa eh grande. Na hora do almoço todos estão juntos para almoçar. A mesa só senta meus pais os dez irmãos mais velhos meu.

As preferências aqui em casa eh sempre por idade. Mais velhos primeiro. Os outros sete irmãos meus almoçam sentados no chão ou na coberta ou ainda no terreiro, assim como eu. Minha mãe sempre faz os pratos de todos nós. Do meu pai ao meu prato. Ela que sabe dividir certinho para que não falte nada para nenhum de nós. Quando ela faz meu prato, meu pai já terminou de almoçar. Na hora de tomar banho, ninguém pode ir à hora que meu pai vem do serviço. A preferência eh sempre dele. Meus irmãos mais velhos, ou tomam banho antes ou depois que meu pai chega.

Mas minha mãe evita que eles deixem para tomar banho depois do meu pai, porque assim o banheiro ficaria ocupado até a hora de dormir. Já nós mais novos, tomamos banho eh de bacia. Aqui em casa tem uma bacia de alumínio muito grande. Minha mãe esquenta a água no fogão a lenha, coloca nesta bacia misturando com água fria e manda a gente tomar banho. Todos tomam banho na mesma água. Minha mãe não troca de água. Eu sou o último a tomar banho naquela água que já esta até amarela devido a gente brincar muito na rua que eh de terra.

E depois do banho tomado e por ordem de minha mãe, "nada de se sujar", diz ela. Mas isso era quase impossível para uma criança fazer.




CONHEÇA TODAS AS CIDADE DO BRASIL, DE A a Z


Nenhum comentário:

Postar um comentário