A FAZENDA: A CASA

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A CASA





Nossa casa fica na Rua -R-, aquela rua onde passa a linha do trem. Por isso chamamos o outro lado de nossa rua de -O canto da linha-. Todas as casas das três ruas são iguais. Todas as casas têm três quartos, sala, copa, cozinha, banheiro no fundo do terreiro da casa e uma coberta na saída da porta da cozinha para o terreiro.




Nesta coberta fica o fogão a lenha, igual em todas as casas. Somente nossa casa tem um alpendre na frente da porta de entrada na sala. E somente nossa casa o banheiro fica dentro de casa e não nos fundos do terreiro, como as outras casas. Ela tem este alpendre e o banheiro dentro de casa, porque foi construída para um dos engenheiros da empresa onde meu pai trabalha, mas ele não gostou da casa, então passaram a casa para meu pai morar, porque era o funcionário que tinha mais filhos.

Todas as casas têm um quintal no fundo que a gente chama de terreiro e um jardim na frente. Nossa casa era como todas as outras. Era, porque quando meus pais tiveram o décimo segundo filho a empresa onde ele trabalha decidiu que precisava aumentar o número de quartos. Assim, minha família mudou para uma casa provisória na última travessa, até que a reforma em nossa casa ficasse pronta. Passaram-se oito meses até que a casa ficasse pronta e ai nós voltamos para a nossa velha nova casa.

Velha, porque os pedreiros não mudaram em nada a frente da casa para não ficar diferente das outras. Nova, porque eles pintaram toda ela e ficou parecendo uma casa nova. Nesta reforma eles construíram mais dois quartos, transformaram a sala e a copa em um único cômodo que ficou sendo a copa. Nesta copa eles chumbaram no chão os pés de uma mesa muito grande. O tampo da mesa era de madeira, comprido e bem largo e foi feito na marcenaria daquela empresa onde meu pai trabalha.

Os bancos de madeira também foram feitos nessa empresa, que eh a Rede Mineira de Viação, e eram doze. Fizeram uma nova sala e construíram outro banheiro, só que fora da casa, lá no fundo do terreiro, como têm nas outras casas. Aumentaram a coberta onde fica o fogão a lenha. O muro da frente da casa eles apenas reformaram e o portão de entrada, que eh de ferro fundido, continuou o mesmo.

Os portões de todas as casas também são iguais e em todos eles vêm em relevo às duas letras referentes ao nome da empresa -O- -M- Oficina Mineira, exceto o potão da casa do meu pai, que vinha as letras "R" "M" Rede Mineira, porque a casa tinha sido feita para um engenheiro. Assim, nossa casa continuou igual a todas as outras na fachada e nas laterais, porque por dentro nossa casa ficou diferente e maior.

CONTINUA:


CONHEÇA O ESTADO DO AMAZONAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário