A FAZENDA: A VILA OPERÁRIA

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A VILA OPERÁRIA





A vila operária que a gente mora eh toda plana. Na verdade a empresa onde meu pai trabalha aterrou toda ela, porque era muito irregular e com grandes crateras por estar na beira do rio. Esta nossa vila operária foi construída pela empresa onde meu pai trabalha. Construíram as casas, a escola, a farmácia, a cooperativa, a estação de trem e a igreja.
Construíram também os quartinhos, que eram um conjunto de quartos para os empregados solteiros da Rede Mineira. Estes quartinhos, como a gente chamava, ficavam na travessa de frente a farmácia e nos fundos dela. Construíram também as oficinas para locomotivas e um campo de futebol.



Esta nossa vila fica um pouco afastado da cidade, e para se chegar até ela tem que atravessar as linhas do trem. Esta vila operária tem três ruas bem largas, mas com três quarteirões somente, e são de terra batida. São as Ruas: "R", "M" e "V". Estas letras representam o nome da empresa onde meu pai trabalha (Rede Mineira de Viação). Que eh a empresa que construiu tudo aqui.
Além das três ruas, tem quatro travessas mais estreitas que ligam estas três ruas uma na outra em quatro pontos e, também são de terra batida. A única casa que fica em uma dessas travessas, na última travessa na verdade, e de fundos para o rio, eh a casa do engenheiro chefe da empresa onde meu pai trabalha, que eh a Rede Mineira de Viação.

Eh um casarão alaranjado tipo casa de fazenda com cinco janelas na frente e foi construída especialmente para este engenheiro. Todas as ruas têm casas dos dois lados dela, exceto a primeira rua onde a gente mora, que eh a rua "R", que só tem casas de um lado, porque do outro lado passa a linha do trem em toda sua extensão. E as oficinas da Rede Mineira fica logo depois da linha. Não tem muros separando a rua das oficinas da Rede Mineira, que faz com que na verdade a Vila Operária faça parte das oficinas. E todas as casas têm um banco de madeira grande e comprido feito na marcenaria da empresa onde meu pai trabalha.

Esses bancos foram chumbados na frente de cada casa, do lado de fora do muro. Eh para os moradores poderem sentar lá fora, porque eh um costume das pessoas fazerem isso, para baterem papo com vizinhos e amigos. Os postes de luz ficam bem no meio das ruas A energia vem da usina hidrelétrica que a empresa onde meu pai trabalha, que eh a Rede Mineira de Viação, havia construído antes de começar a construir a Vila Operária e tudo ali. Esta usina fica no rio que contorna o nosso bairro, quase fazendo um círculo em torno dele e no único pedaço que o rio não passa, passa as linhas do trem, fazendo da nossa vila uma quase ilha.


 CONHEÇA O ESTADO DO CEARÁ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário