APRENDA A FAZER A CLÁSSICA RECEITA DE ACARAJÉ
Patrimônio da culinária nacional, prato baiano leva feijão fradinho, cebola, sal e azeite. Tradicional na Bahia, o acarajé é um quitute delicioso para ser consumido em celebrações ou para saciar aquela fominha no meio da tarde. A chef e nutricionista Lisiane Miura, do Comitê Umami, possui uma receita clássica que deixa qualquer um com água na boca. Aprenda a fazer abaixo:
INGREDIENTES:
Acarajé
500 g de feijão fradinho cru
1 cebola média cortada em pedaços
3 colheres (chá) de sal
2 vidros de azeite de dendê (400 ml)
MOLHO
3 pimentas malagueta bem picadas
Meia xícara (chá) de camarões secos, sem casca
1 xícara (chá) de azeite de dendê
2 cebolas médias picadas
1 e meia colher (chá) de sal
MODO DE PREPARO:
Inicie o preparo na véspera do consumo: em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por, no mínimo, 14 horas. No dia seguinte, escorra e esfregue os grãos entre a palma das mãos, para que soltem as cascas. No copo do liquidificador, coloque o feijão e a cebola, e bata bem até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e tempere com o sal. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e, com o auxílio de duas colheres de servir, molde os acarajés. Frite-os, aos poucos, até que fiquem dourados (cerca de 3 minutos de cada lado). Escorra em papel toalha e reserve.
Prepare o molho: bata a pimenta e metade dos camarões secos no liquidificador até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo alto e refogue a cebola por cerca de três minutos, ou até murchar. Acrescente a mistura de camarões, os camarões inteiros restantes e tempere com o sal. Misture, retire do fogo e espere esfriar. Corte cada acarajé ao meio no sentido do comprimento e sirva recheado com o molho.
revistagloborural.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário