A FAZENDA: A GALINHA, OS PINTINHOS, A JABUTICABEIRA E O FLAMBOYANT

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A GALINHA, OS PINTINHOS, A JABUTICABEIRA E O FLAMBOYANT





Todos os dias quando chego da escola, antes mesmo de entrar em casa vou até o galinheiro.



Meu pai tem um galinheiro com um monte de galinhas. Eu vou lá porque a galinha carijó chocou os ovos e nasceram doze pintinhos. Quando chego na tela do galinheiro todas as galinhas vêm até onde eu estou porque sabe que a gente joga comida pra elas. Eu sempre pego algumas folhas de couve que tem na horta que meu pai fez para jogar para as galinhas. A galinha com os pintinhos não vêm até onde eu estou. Ela fica sempre mais nos fundos do galinheiro.

Eu seguro as folhas de couve na tela e as galinhas comem na minha mão. Elas não têm medo da gente. Os pintinhos da galinha carijó passam pelos buracos da tela e andam no nosso terreiro, mas sempre voltam para a mãe deles. Tem outra galinha chocando quinze ovos. Eh uma galinha do pescoço pelado. Onde meu pai coloca as galinhas para chocarem ovos fica separado do galinheiro.

Ali perto da horta tem um pé de Jabuticabas que eu plantei. Quando meus pais levaram a gente para chupar jabuticabas na casa de uma mulher que vendia jabuticabas e que fica em outro bairro, eu trouxe a semente para plantar. Meu pai disse que essa semente nunca iria nascer, mas nasceu. O pé já esta do meu tamanho. Meu pai disse que ia demorar muitos anos para dar jabuticabas e talvez ele nunca a visse com jabuticabas. Depois de ver as galinhas, os pintinhos e a jabuticabeira, vou até a árvore que plantei na frente de casa.
Meu pai disse que eh um Flamboyant. Teve um domingo que nossos pais levaram a gente para assistir a missa lá no Santuário, que fica na cidade. Depois da missa eles levaram a gente para comer pipoca na Praça do Santuário. Foi lá que eu vi a árvore Flamboyant. Muito grande e muito alta. Toda cheia de flores. Uma árvore tinha flores amarelas e a outra tinha flores vermelhas.

Foi lá que meu pai me mostrou a semente desta árvore e eu trouxe para plantar aqui em casa. Ela cresce bem devagar, mas já está da altura do muro. Meu pai disse que ainda vai demorar para ela ficar bem alta. Minha tia que eh nossa vizinha foi quem não gostou de eu ter plantando essa árvore na frente de nossa casa, porque ela disse que suja muito o passeio e vai sujar o passeio dela também.

Texto: Thymonthy Becker (Pwalwer Kkall)

Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / Divulgação



CONHEÇA O ESTADO DO TOCANTINS


CORTEZ - A MÁQUINA DO TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário