A FAZENDA: A FAZENDA HORIZONTE PERDIDO

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A FAZENDA HORIZONTE PERDIDO




A FAZENDA HORIZONTE PERDIDO
Nesta fazenda onde moro, não que eu more lá na fazenda, mas moro aqui na fazenda, faz de tudo em relação ao que planta. Do plantio, processamento e comércio de grãos, produção de sementes, reflorestamento, transporte, exportação e importação. São mais de 400 mil toneladas colhidas por ano e cultivadas em 130 mil hectares na primeira safra. Juntando as culturas da segunda safra a média de produção dos últimos anos tem sido de cerca de 700 mil toneladas. “A soja não é só um movimento passageiro, e nunca será”. 
No ano passado, a fazenda comercializou 4,3 milhões de toneladas de soja entre produção própria e de terceiros, e 546 mil toneladas de grãos inteiros, óleos e farelos. “Nos próximos anos, serão sete milhões de toneladas de grãos, com a meta de 12 milhões de toneladas no médio prazo”, dizem aqui. 
Toda a oleaginosa certificada no mundo na Associação Internacional de Soja Responsável, cerca de 170 mil toneladas por ano, metade é produzida nesta fazenda onde trabalho. Aqui eles vendem muito para a Unilever. No mês passado, o dono desta fazenda onde trabalho estava em Londres em um evento organizado pela RTRS destinado a representantes de cadeias de supermercados na Europa. 
Dizem que a tempos atrás essa fazenda era considerada inimiga do meio ambiente. De inimiga do meio ambiente, a fazenda se transformou em interlocutora respeitada das organizações não governamentais (ONGs), chamada pelo próprio Greenpeace para discutir a produção sustentável de soja. Em fevereiro deste ano, a fazenda recebeu o mais recente reconhecimento de um organismo internacional. 
Essa eh a fazenda onde trabalho. Se você estiver bem no meio da fazenda só verá plantações desta fazenda a perder de vista. E se quiser percorrer toda a fazenda, você precisará de um carro ou caminhão e vai precisar de um dia inteiro para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário