A FAZENDA: SOCAR O FOGÃO A LENHA

sábado, 24 de agosto de 2019

SOCAR O FOGÃO A LENHA





Buscar serragem para nosso fogão a lenha na empresa onde meu pai trabalha a gente ia toda sexta feira. Mas tinha uma tarefa que nenhum dos meus irmãos e nem eu, queríamos fazer. Era Socar o Fogão.
Socar o Fogão eh colocar a serragem dentro do local onde deveria ir a lenha e amassá-la até ficar bem prensada e firme.




Tem quatro canos que a gente coloca antes. Um destes canos era comprido e fica em baixo onde geralmente coloca a lenha. Os outros três menores ficam em cima deste cano comprido na direção das bocas da tampa de cima do fogão. Depois que posiciono os canos eh que coloco a serragem. Encho de serragem até em cima e depois vou prensando a serragem com um socador feito para isso. Quando faço isso a serragem baixa até o meio mais o menos. Ai tenho que colocar mais serragem e socar novamente. Faço isso até que a fique bem firme e cheio até a borda.


E isso tem que ser feito todos os dias. Depois que termino eu vou tirar os canos. Tiro os três menores primeiro e depois o cano de baixo. Se eu soquei o fogão direito, ao tirar os canos ficarão os buracos deixados por ele. Minha mãe coloca fogo no buraco do cano de baixo e a serragem vai pegando fogo vagarosamente e o fogo sai nas três bocas feitas pelos canos menores. Mas se eu não tiver socado bem a serragem, quando tiro os canos, a serragem desmancha tampando todos os buracos. Ai tenho que tirar toda a serragem e fazer novamente.

Nenhum de meus irmãos gosta de socar o fogão, eu também não. Perde muito tempo ali, eh cansativo e o braço fica doendo. E quando a serragem desmancha e tem que fazer novamente fica pior ainda. Minha mãe eh que escolhe quem vai socar o fogão todas as vezes que precisa. Meus irmãos ficam torcendo para não ser um deles. Minha mãe me manda socar o fogão e vai dizendo que eh para fazer direito porque se eu não fizer direito vou apanhar, porque ela sabe que quando faço isso a maioria das vezes a serragem desmorona.

Se não eh quando ela tira os canos, eh depois que já esta pegando fogo e ai minha mãe fica brava comigo. Meus irmãos ficam dizendo que eu soco o fogão de qualquer jeito só para não ser chamado de novo para socar o fogão. O que não eh verdade

Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker 




CONHEÇA O ESTADO DO TOCANTINS



MINHA VIDA NA FAZENDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário